segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CARACTERÍSTICAS DO ESPIRITISMO

A finalidade essencial do Espiritismo é ajudar o ser humano em sua evolução, relembrando-lhe os ensinamentos de Jesus e trazendo-lhe todo um universo de novos conhecimentos.

As atividades espíritas são sempre voltadas para finalidade nobres, educativas e caritativas. Os que agem diferentemente em nome do Espiritismo estão equivocados ou mal intencionados.

As sessões espíritas, de modo geral, são de Evangelho, estudos Doutrinários, palestras, passes, curas, trabalhos mediúnicos e cursos diversos.

As de Evangelho destinam-se não só ao estudo dessa matéria mas, principalmente, como aplicá-la na prática, no cotidiano.

Nas sessões Doutrinárias estuda-se a filosofia e o conhecimento espírita.

As palestras versam sobre temas variados, à luz do Espiritismo.

Os passes representam um terapia a nível energético, onde pessoas treinadas para esse fim efetuam verdadeira limpeza fluídica no campo magnético do beneficiado, transmitindo-lhe ainda novas energias. É muito importante em qualquer tratamento espiritual, seja de enfermidades físicas ou pertubações de qualquer natureza.

Algumas instituições espíritas dedicam-se a atividades voltadas diretamente à cura de enfermidades orgânicas, utilizando-se do passe, da água fluidificada, do receituário homeopático, das operações à distância e das irradiações, ou ainda de operações feitas diretamente por espíritos incorporados em médiuns, ou mesmo materializados.

Os cursos são dos mais diversos, sempre versando sobre assuntos ligados ao Espiritismo. Os mais comuns são os estudos doutrinários sobre mediunidade e passe.

Os trabalhos mediúnicos nos centros bem orientados são realizados visando, principalmente, a dar atendimento ao grande número de espíritos sofredores que perambulam na crosta da Terra, sem mesmo compreenderem que já morreram; para conscientização e afastamento de espíritos obsessores, como também, para recepção de esclarecimento ou orientações de natureza elevada, trazidos por espíritos trabalhadores da Casa ou mentores do Mundo Maior.

O Espiritismo não adota práticas divinatórias, ou seja, baralho, leitura de mão, jogo de búzios, horóscopos, etc; não usa rituais, oferendas, velas, charutos, defumações, cânticos litúrgicos, ou quaisquer apetrechosde culto; não faz "trabalhos" como desmanchas, amarrações, abertura de caminhos ou assemelhados; não possui sacerdócio ou hierarquia terrenas; nada cobra de seus profitentes, nem por quaisquer das inúmeras atividades ou ajudas que presta; respeita todas as religiões que visam aproximar a criatura de seu Criador, por entender que também são caminhos para Deus.

Extraído  do livro Para Entender - Nós e o Mundo espiritual ( Saara Nousiainen )

14 comentários:

  1. eu gostaria de saber como funciona a religiao , em que eles acreditam, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entender um pouco mais sobre a religião,é muito bom ir num centro espirita,numa casa de umbanda lá vc irá entender um pouco mais sobre o espiristismo!!!

      Excluir
    2. Por favor, jamais confunda Kardecismo com Ubanda. São duas religiões completamente diferentes, ok? ;)

      Excluir
  2. Apenas lembrando que apesar do nobre trabalho realizado pelos umbandistas, estes não são espíritas no sentido restrito da palavras.
    Os espíritas são aqueles que se baseiam em Kardec e não adotam nenhum ritual em suas reuniões e práticas.

    ResponderExcluir
  3. muito legal eu fiz até um trabalho falando disso

    ResponderExcluir
  4. , RESPEITANDO A RELIGIÃO DE TODOS

    ResponderExcluir
  5. ATE PARECE espiritismoo e macumba pra mim e tudo a mesma coisa ... Pronto falei to leve

    ResponderExcluir
  6. qual são as principais característica espiritismo?

    ResponderExcluir
  7. preciso fazer um trabalho desse comentário por favor me ajuda.

    ResponderExcluir
  8. Se espiritismo e macumba é a mesma coisa, catolicos e evangelicos tambem sao iguais.

    Julgar qualquer religiao sem conhecer e pela visao restrita de outras pessoas é burrice.

    Se entendesse o minimo de espiritismo iria perceber que as igrejas evangelicas (principalmente)utilizam tecnicas espiritas o tempo todo em seus cultos.

    ResponderExcluir

"Os pés conduzem o corpo, e a mente traça o caminho"