terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Entrevista - Severino Celestino - 31/10/2007 - 07:30h

Campinaespirita – A princípio, gostaríamos que você nos falasse acerca deste último trabalho recém lançado que é o Bereshit. Em que consiste este livro?


Severino Celestino – Bom, trata-se do resultado de cinco anos de trabalho feito em parceria com o israelita Gad Azaria e foi feito do texto original sem nenhum vicio. É um apanhado histórico e arqueológico baseado nos conceitos rabínicos e não teológico, porque a teologia lida com conceitos ocidentais, respeitando os níveis de interpretação de todas as correntes rabínicas. Neste sentido, trata-se de um trabalho inédito no mundo uma vez que é a tradução do livro de Gênesis do hebraico para o português baseado no texto original e feito para pessoas de língua portuguesa ocidental, digo isto porque há trabalhos de judeus para judeus, mas de brasileiro para brasileiro, é o primeiro. Considero uma colaboração muito boa para aqueles que procuram o sentido real da obra original independente de religião. Nele, foram feitos a tradução dos 1.534 versículos do gênesis comentado-os de maneira contextual considerando-se a época em que estes foram escritos.


Campinaespirita – O pesquisador americano Bart Ehman – considerado a maior autoridade em Bíblia no mundo - lançou no ano passado uma obra extremamente esclarecedora dentro desta linha de pesquisa sua, na qual ele faz um apanhado histórico acerca das tradução das escrituras sagradas ressaltando os equívocos apresentados no transcorrer das inúmeras traduções. Você conhece este trabalho? Qual a sua opinião sobre ela?


Severino Celestino – Conheço sim e diria que é um trabalho formidável, sobretudo, levando-se em consideração que é feito por um protestante. O que ele diz lá, com muita coragem, inclusive, coaduna com a nossa obra e com o que o Espiritismo nos apresenta. Na verdade, é um trabalho que eu pensava em fazer e que o Bart Ehrman o fez com muita competência. E entre as questões que ele coloca como um dos problemas para a leitura da bíblia é o fato de que naquela época apenas 15% das pessoas eram alfabetizadas o que, de certa forma contribuía para os erros nas traduções e para o desconhecimento. O livro é de uma riqueza cientifica libertadora impressionante.


Campinaespirita – Um dos problemas que tanto ele como você coloca neste contexto é a falta de conhecimento do cristianismo por parte dos próprios cristãos...


Severino Celestino – De fato, faz-se necessário uma busca à cristalinidade, à mensagem original de Jesus. Seria muito importante que nós buscássemos na história aquilo que é realmente compatível como o que Jesus quis dizer naquela época. E nesse sentido, esse século está trazendo novas luzes por meio de obras como esta que acabamos de falar.


Campinaespirita – Um dos pontos mais polêmicos e que encontra resistência até mesmo entre muitos espíritas é a atestação da reencarnação dentro da Bíblia. O que você diria a respeito?


Severino Celestino – Eu diria que a reencarnação foi um conhecimento divulgado pelo próprio Jesus e que está presente em várias passagens e que era aceita perfeitamente pelos seus apóstolos, basta para isto, fazermos uma leitura mais atenta indo ao sentido real dos textos bíblicos. E neste sentido é interessante porque não se trata de algo oculto, e sim, explícito, em vários versículos como por exemplo em Mateus cap.11. vs 13, onde o próprio Jesus diz literalmente que faz necessário nascermos de novo.


Campinaespirita – E o que dizer da passagem atribuída a Paulo e que é muita usada pelos opositores da reencarnação na qual ele diz que ao homem só é dado morrer uma única vez?


Severino Celestino – Este conceito de Paulo não nega absolutamente a reencarnação, até mesmo porque como fariseu e conhecedor da lei ele não iria ignorar a reencarnação. Ele não está sendo incompatível quando diz que o homem só pode morrer uma vez. Vejamos bem que ele não diz que o homem só nasce uma vez. Ele não deixa de aprovar o que Jesus disse a Nicodemos no evangelho de João. E os opositores usam essa passagem sem ir ao sentido profundo do texto. Isso não nega de forma alguma a reencarnação porque o como sabemos, de fato, o corpo físico só morre um vez e renasce com uma outra identidade, CPF, outra existência. E além do mais há várias outras passagem nos evangelhos como a em que Jesus diz que João batista é Elias que estava de volta. E, mesmo que Paulo tivesse dito aquilo que consideram que tenha dito, entre ele e Jesus, obviamente deveríamos considerar as palavras de Jesus. Por fim, a própria criação do homem, em que está escrito que Deus soprou no homem sopro de vidas e não sopro de vida, deixa isto evidente.


Campinaespirita – Percebe-se que trabalhos como o seu tem uma grande importância, sobretudo, no sentido de incentivar a leitura da Bíblia, coisa que não é muito comum entre os espíritas. O que você pensa a respeito?


Severino Celestino – Acho que os espíritas devem começar lendo kardec e é o próprio kardec que diz que devemos ler a bíblia. È ele mesmo que nos diz que a bíblia não é este livro cheio de erros como pensam alguns. Nós é que nos equivocamos ao interpretá-lo e isto é dito por Kardec na questão 59 dos Livros dos Espíritos. Mas, devemos procurar o sentido oculto e não o literário como dizem os grande estudiosos. Não devemos condenar o gênesis e sim, estudá-lo. O próprio livro do Gênesis está cheio de orientação de como devemos ler os textos bíblicos O próprio kardec diz que a bíblia não é mais a arca de Noé onde só os “sábios” podem colocar a mão. Então diria que quem estudar kardec vai terminar automaticamente lendo a bíblia. E esse trabalho que faço é justamente para compatibilizar e mostrar a coerência o respaldo que existe na bíblia que é um livro universal e de como este livro respalda o Espiritismo. Então diria kardec nunca esteve tão sintonizado com a Bíblia e isto é evidente em todas as suas obras, em que fala-se nos evangelhos, seja na Gênesis, no Evangelho Segundo o Espiritismo, e no próprio Livros dos Espíritos.


Campinaespirita – Qual mensagem final você deixaria para os leitores internautas do site?


Severino Celestino – Deixo um forte abraço fraterno a todos e recomendo que procurem ler a bíblia no sentido aqui discutido ressaltando que como disse Jesus: buscarás a verdade e a verdade vos libertará.





2 comentários:

  1. Amada vim te oferecer um selinho de Natal,ficarei feliz se aceitares.Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. olá amiga ..aceito sim e muito obrigada!!!!!!!!!!!

    Paz em Cristo!

    ResponderExcluir

"Os pés conduzem o corpo, e a mente traça o caminho"